Já dizia o filósofo anônimo (e engraçadinho) que nesta vida tudo é passageiro, menos os comissários de voo e o comandante. Se você é comissário de voo ou está se preparando para ser, entre para o clube e defenda a bandeira contrapassageiros-mala aprendendo a identificá-los.
Confira abaixo comportamentos e atitudes de passageiro que nós, comissários de voo, esperamos nunca encontrar dentro da aeronave:
- Saudamos você sempre com aquele sorriso acolhedor e você nem se importa em contribuir com um sorriso também!;
- Em um voo longo você deixa para ir ao toilet exatamente quando o passageiro ao lado do seu assento caiu no sono;
- No voo você vai ao toilet logo que entra na aeronave, enquanto ainda estamos acomodando idosos, crianças, distribuindo malas;
- Ao achar o seu assento, você simplesmente não se senta, dificultando a passagem dos outros;
- No check-in, você exige a cadeira da janela quando sabe que tem uma bexiga pequena e necessita ir ao banheiro a cada 10 minutos;
- Em voos diurnos seu colega ao lado está dormindo mas você teima em ver as nuvens, que são todas iguais, e não baixa nem metade da sua janela para evitar a claridade;
- Assim que entra no avião, não espera nem o avião levantar voo e você logo pede água ou o quer que seja;
- Você passa uma hora para decidir entre Coca-Cola ou Guaraná em uma ponte aérea de 45 minutos;
- Em voos atrasados, você chama a comissária e diz: “Hey, comissária, eu estou aqui tem 5 horas e não saimos do lugar!” Esquece que nós também…;
- Você quer ir ao toilet e sai no corredor se segurando nas poltronas dos colegas, fazendo com que eles sintam um efeito chicote, que é muuuuito incômodo. Por que não se apóia nos bins (compartimentos para bagagens de mão), poxa?!;
- Pais e mães: sua criança chuta as poltronas da frente e você não faz nada. Hey, você é um passageiro-muito-mala;
- Você quer ir ao toilet e escolhe bem a hora em que a fila está enorme;
A tripulação está realizando o serviço de bordo, além de pedir para visitar a cabine de comando, quando chega lá ainda pergunta para que cada “botãozinho” serve;
- Estamos sobrevoando qualquer fim de mundo e você pergunta onde estamos;
- Você é homem e ataca qualquer coisa que faça xixi agachado e não é sapo, e sempre tem piadinhas para as comissárias de voo, do tipo: “Ai se esse avião caísse na minha casa…”;
- Você queria ir a um restaurante mas acabou comprando uma passagem aérea. Além de pobre é passageiro-mala!! Leia o contrato do nosso serviço, veja que lanches são apenas uma cortesia da empresa. Você repete duas, três vezes e ainda reclama do atendimento;
- Você compra a passagem mais barata, voa conosco mas não cala a boca falando bem da concorrente;
- Você burla todas as regras e embarca com uma bagagem de mão, que só pode ser segurada por 20 mãos para não pagar excesso e faz com que o nosso trabalho dobre;
- Você liga o seu notebook, seu GPS, não desliga o seu celular e faz o ponteiro de direção do comandante ficar louco. Hey, você não tem medo de morrer, não?;
- Você não teve infância e está de férias com mais 20 insuportáveis e fazendo zona como se fosse o busão. Já ouviu falar em respeito e humildade;
- Seu assento é o 14C, mas ao chegar na fileira, observa que há uma outra pessoa sentada. Você diz: “hey, esse assento é meu!!” Seu assento está ocupado, o que importa? Sente-se em outro, ou seja educado! Se notar que um casal ou um trio está separado, ofereça o seu lugar. Cortesia, passe adiante;
- Em demonstrações de segurança, você ri, nos imita, bate foto enquanto devia estar atento a como se salvar, caso seja necessário;
- Você ignora o aviso de atar cintos e reclinar sua poltrona para a posição vertical;
- Você ignora o aviso de permanecer sentado até a parada total da aeronave e já começa pegar suas bagagens;
- Você rouba tudo possível do avião;
Por fim, seja humilde! Se nunca voou, saiba que estamos lá para ajudá-lo! Seja educado, você pode estar saindo de férias mas o seu colega pode estar voltando de um enterro. Respeite se alguém estiver chorando, respeite o pavor dos iniciantes!
Não olhe demais para o seu colega do lado. Ao sentar-se, diga olá, mas evite monólogos. Se você quer paquerar, seja discreto! Nunca ache que somos seus garçons!! Em alguma emergência, somos nós quem iremos lhe salvar! Somos pagos para oferecer o melhor sorriso, atenção e gentileza. Mas não nos pergunte quanto ganhamos!
E se você se viu em mais de 4 dessas situações, que eu nunca voe com você!
Tenha um bom voo!
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