Telescópio revela um novo anel de Saturno



O telescópio espacial Spitzer descobriu o maior anel ao redor de Saturno, que nunca havia sido detectado antes. O anúncio foi feito pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa na noite de terça-feira.

O fino anel de gelo e partículas de poeira, segundo a porta-voz Whitney Clavin, é difuso e reflete pouco a luz. Mas foi detectado pelo sistema de infravermelho do Spitzer.

A extensão do anel começa a 5,95 milhões de quilômetros de Saturno e vai até uma distância de 11,9 milhões de quilômetros do planeta. Ele é tão grande que poderia abrigar 1 bilhão de planetas Terra em seu interior.

Antes da descoberta, Saturno era conhecido por seus sete anéis principais e vários anéis mais fracos, também feitos, principalmente, de gelo. Um estudo sobre foi publicado na edição online de ontem da Nature.

– Este é um superanel – explicou uma das autoras do estudo, Anne Verbiscer, astrônoma da Universidade de Virgínia, em Charlottesville. Os demais autores são Douglas Hamilton, da Universidade de Maryland, College Park, e Michael Skrutskie, também da Universidade de Virgínia.

Acredita-se que o material do anel seja proveniente da formação de Fobos, uma lua de Saturno.

A missão Spitzer, lançada em 2003, é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena. O telescópio está a 106,2 milhões de quilômetros da Terra, numa órbita ao redor do Sol.

Fonte: Clic RBS

Postar um comentário

Já que você está aqui, por que não dar uma palavrinha sobre este post?

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.