Sobre a AIDS



A origem do HIV: Em 1983, o vírus foi isolado em pacientes com aids pelos pesquisadores Robert Gallo, nos EUA, e Luc Montagnier, na França. Em 1986, um comitê internacional recomendou o termo HIV (vírus da imunodeficiência humana) para denominá-lo, reconhecendo-o como capaz de infectar seres humanos. A síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) não é uma doença comum, pois é responsável pela pandemia de maior impacto, atualmente. Há a possibilidade do HIV já ter infectado 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Aparentemente, a sua infecção ganhou dimensão geográfica, primeiramente no continente africano, disseminando-se então para as Américas e Europa. A epidemia encontra-se em expansão na Ásia.

O HIV pode ser transmitido pelo beijo? 
Só poderá ocorrer transmissão do HIV pelo beijo nas situações em que houver sangue infectado misturado à saliva, causado por uma ferida na boca.

O aleitamento materno pode transmitir o HIV? 
Sim. A possibilidade de ocorrer transmissão do HIV da mãe para a criança pela amamentação é de mais ou menos 14%, quando a mãe já estava infectada pelo HIV; e de 29%, caso ela se infecte durante o período de amamentação.


Qual o continente onde há mais pessoas com Aids? 
A resposta é o continente Africano, onde 2 de 3 mulheres estão contaminada pelo vírus. Dados tirados do Reporter Record que ao ir a África assistiu a uma missa onde foram distribuídos camisinha a todos as pessoas presentes.

Significado da Sigla:
Adquirida: não é hereditária; a pessoa é infectada ao entrar em contato com o vírus.
Imuno: refere-se ao sistema imunológico, de defesa e de proteção do organismo.
Deficiência: não funciona de acordo, fraco, sem forças.
Síndrome: conjunto de sinais e sintomas que identificam a doença.

Postar um comentário

Já que você está aqui, por que não dar uma palavrinha sobre este post?