Deixe seu blog mais leve e acessível




Você deve estar se perguntando: "Quem o Mew Brog pensa que é para dar dicas de como deixar o blog leve?". O Mew Brog não o blog referência em leveza, na verdade é até um pouco pesado. Mas estou aqui para dar algumas dicas de como deixar seu blog mais acessível e leve.

1- Widgets desnecessários

Olhe para a sidebar do seu blog e veja aquele relógio. Pra que você tem ele lá? Se os visitantes quiserem ver a hora, é só eles olharem para a barra de tarefas. A mesma coisa vale para widget de previsão do tempo (afinal, para saber se está chovendo é só olhar pela janela) e também para o mapa de visitantes on-lines (aposto que a maioria das pessoas sabem onde elas estão neste momento).

2- Imagens pesadas

Se você é blogueiro, provavelmente você deve usar algum editor de imagens avançado. Sabe aquela opção chamada "Redimencionar"? Elá é muito importante e além de deixar a imagem no tamanho exato que você quer, ela ainda retira alguns "quilinhos" das imagens. Outra opção que ajuda muito é a de diminuir a qualidade da imagem. Se você deixar em 80%, por exemplo, vai deixar sua imagem muito mais leve e ainda não estraga muito a qualidade. E tem mais: escolha o Picasa como seu servidor para hospedar suas imagens, elas irão carregar quase que na hora.

3- <center> e </center>

Pode parecer bobo, mas centralizar os objetos, tanto nos posts como na sidebar, ajudam muito na acessibilidade do blog. Isso dá uma impressão de organização. Para centralizar é bem simples, coloque <center> para abrir e </center> para fechar, como no orkut.

4- Logotipo do seu blog

Outra coisa que parece boba. O local onde fica o logotipo do seu blog influi muito. O melhor local para posicionar o logotipo do blog é à esquerda. A maioria dos leitores, como eu, verificam o título do blog olhando para a esquerda do cabeçalho. Teve um blog que eu visitei que eu só descobri o nome dele porque eu olhei o titulo na barra de tarefas.

5- Número de posts por página

Alguns visitantes que visitam sempre o seu blog não estão querendo ver na página inicial aqueles últimos 30 posts. Eles estão querendo ver apenas o novo. Uma dica é deixar seu blog com 5 a 10 posts por página.

6- Texto

Você consegue ler isso?
Aposto que você selecionou com o mouse para ler. Nunca, jamais, nem pense em escrever seu post com uma cor difícil de ler. Os leitores não vão nem conseguir ler o post. Assim seu trabalho vai por água abaixo. Outra coisa, evite de deixar seu post colorido demais. Também não escreva com LETRAS MAIÚSCULAS ou MaIuScUlAs E mInUsCuLaS mIsTuRaDaS.

7- Pra que tantos marcadores?

Marcadores demais ocupa muito espaço na sidebar. Pra que você tem marcadores que só são ocupados por um post? Uma solução é você criar um novo marcador onde você reúne esses posts que sobraram. Você pode dar o nome de "variedades", por exemplo. O recomendado é um blog ter menos de 15 marcadores.


É isso aí. Espero que tenham gostado e tenham visto o lado dos leitores que visitam seu blog. Com essas dicas, além de você deixar seu blog mais leve e acessível, você sentirá mais prazer em blogar. É sempre bom causar uma boa impressão para os visitantes, como acontece em casa.

Postar um comentário

Já que você está aqui, por que não dar uma palavrinha sobre este post?

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.