Deixe seu blog mais leve e acessível




Você deve estar se perguntando: "Quem o Mew Brog pensa que é para dar dicas de como deixar o blog leve?". O Mew Brog não o blog referência em leveza, na verdade é até um pouco pesado. Mas estou aqui para dar algumas dicas de como deixar seu blog mais acessível e leve.

1- Widgets desnecessários

Olhe para a sidebar do seu blog e veja aquele relógio. Pra que você tem ele lá? Se os visitantes quiserem ver a hora, é só eles olharem para a barra de tarefas. A mesma coisa vale para widget de previsão do tempo (afinal, para saber se está chovendo é só olhar pela janela) e também para o mapa de visitantes on-lines (aposto que a maioria das pessoas sabem onde elas estão neste momento).

2- Imagens pesadas

Se você é blogueiro, provavelmente você deve usar algum editor de imagens avançado. Sabe aquela opção chamada "Redimencionar"? Elá é muito importante e além de deixar a imagem no tamanho exato que você quer, ela ainda retira alguns "quilinhos" das imagens. Outra opção que ajuda muito é a de diminuir a qualidade da imagem. Se você deixar em 80%, por exemplo, vai deixar sua imagem muito mais leve e ainda não estraga muito a qualidade. E tem mais: escolha o Picasa como seu servidor para hospedar suas imagens, elas irão carregar quase que na hora.

3- <center> e </center>

Pode parecer bobo, mas centralizar os objetos, tanto nos posts como na sidebar, ajudam muito na acessibilidade do blog. Isso dá uma impressão de organização. Para centralizar é bem simples, coloque <center> para abrir e </center> para fechar, como no orkut.

4- Logotipo do seu blog

Outra coisa que parece boba. O local onde fica o logotipo do seu blog influi muito. O melhor local para posicionar o logotipo do blog é à esquerda. A maioria dos leitores, como eu, verificam o título do blog olhando para a esquerda do cabeçalho. Teve um blog que eu visitei que eu só descobri o nome dele porque eu olhei o titulo na barra de tarefas.

5- Número de posts por página

Alguns visitantes que visitam sempre o seu blog não estão querendo ver na página inicial aqueles últimos 30 posts. Eles estão querendo ver apenas o novo. Uma dica é deixar seu blog com 5 a 10 posts por página.

6- Texto

Você consegue ler isso?
Aposto que você selecionou com o mouse para ler. Nunca, jamais, nem pense em escrever seu post com uma cor difícil de ler. Os leitores não vão nem conseguir ler o post. Assim seu trabalho vai por água abaixo. Outra coisa, evite de deixar seu post colorido demais. Também não escreva com LETRAS MAIÚSCULAS ou MaIuScUlAs E mInUsCuLaS mIsTuRaDaS.

7- Pra que tantos marcadores?

Marcadores demais ocupa muito espaço na sidebar. Pra que você tem marcadores que só são ocupados por um post? Uma solução é você criar um novo marcador onde você reúne esses posts que sobraram. Você pode dar o nome de "variedades", por exemplo. O recomendado é um blog ter menos de 15 marcadores.


É isso aí. Espero que tenham gostado e tenham visto o lado dos leitores que visitam seu blog. Com essas dicas, além de você deixar seu blog mais leve e acessível, você sentirá mais prazer em blogar. É sempre bom causar uma boa impressão para os visitantes, como acontece em casa.

Postar um comentário

Já que você está aqui, por que não dar uma palavrinha sobre este post?